Família de gari morto vítima de leptospirose deve ser indenizada em R$ 220 mil, decide 1ª Câmara

A família de um gari morto após contrair leptospirose deverá ser indenizada em R$ 220 mil por danos morais. A decisão é da 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), para quem a empregadora, uma empresa de limpeza urbana, teve responsabilidade objetiva pelo adoecimento do trabalhador em razão do risco à saúde inerente à atividade.

O caso aconteceu no município de Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina. Cerca de dois meses após ter sido contratado como coletor de resíduos, o trabalhador passou a sentir febre alta, tosse e dores no corpo. Ele chegou a buscar auxílio médico, mas, alguns dias após o aparecimento dos sintomas, faleceu vítima de leptospirose.

A juíza responsável pelo caso na 1ª Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul, Adriana Custódio Xavier de Camargo, condenou a empresa ao pagamento de danos morais aos familiares do trabalhador. A magistrada reconheceu a responsabilidade objetiva da ré para esse tipo de atividade profissional, ou seja, que o dever de indenizar não depende da comprovação de dolo ou culpa, bastando configurar o nexo causal.

Recurso

A empresa recorreu da decisão, insistindo na tese de que não teria havido conexão entre o contágio por leptospirose e a atividade laboral. Isso porque os caminhões de lixo eram higienizados semanalmente, além de transportarem água e sabão para a limpeza das mãos pelos coletores e motoristas.

A defesa ainda alegou que quando o trabalhador pediu demissão, três dias antes de falecer, não foi comunicada enfermidade alguma e tampouco entregue atestado médico.

A 1ª Câmara do Tribunal manteve a decisão de primeiro grau e negou a tese da reclamada. A relatora do acórdão, desembargadora Lourdes Leiria, destacou que os elementos dos autos evidenciaram uma alta probabilidade de contato do trabalhador com a bactéria Leptospira, presente principalmente na urina de ratos e roedores.

A magistrada explicou que, apesar da responsabilização civil ser norteada, em regra, pela modalidade subjetiva, o parágrafo único do artigo 927 do Código Civil admite outro entendimento no caso de atividades que exponham o trabalhador a risco.

“Assim, no que tange às doenças e acidentes referentes à atividade empreendida pelo coletor de lixo (gari), a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) firmou-se no sentido de que a responsabilidade do empregador é a do tipo objetiva”, frisou Lourdes Leiria.

A empresa ingressou com recurso para o Tribunal Superior do Trabalho.

Processo: 0000005-09.2020.5.12.0019

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 12ª Região Santa Catarina, 02.08.2022

Compartilhar

ALERTA DE GOLPE!

O escritório Nassar Machado Advogados vem por meio desta mensagem alertar que estão se utilizando da imagem do escritório e do nome do Dr. Jorge Nassar Machado de forma CRIMINOSA.

 

NÃO EFETUE QUALQUER PAGAMENTO, não envie informações pessoais ou bancárias, trata-se de um golpe.

 

Pedimos a gentileza de nos informar o recebimento da mensagem, bem como denunciar e bloquear o número dos golpistas.

 

Não mudamos nossos números de contato, nunca solicitaremos a confirmação de dados pessoais por WhatsApp, não compartilharemos valores e informações processuais por mensagens, bem como NÃO SOLICITAREMOS QUALQUER PAGAMENTO ANTECIPADO para liberação de valores em processos.

 

Nossos contatos permanecem os mesmos e poderão ser acessados através do seguinte link: https://taggo.one/jorgemachado

 

Att.
Nassar Machado Advogados Associados.

DIREITO DO CONSUMIDOR

Compras ou serviços demandam atenção à Lei, sobretudo ao direito do consumidor ou Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
Nosso escritório é composto por advogados qualificados no Direito do Consumidor, para orientar e solucionar questões jurídicas referentes às relações de consumo com concessionárias de energia elétrica, água e telefonia, com provedores de internet e TV, companhias aéreas e agências de viagens, bancos, planos de saúde, instituições de ensino, compras, online ou físicas, dentre outras.
Casos relacionados ao direito ao arrependimento, vendas casadas, garantias, descumprimentos de ofertas ou preços diversos dos anunciados, são alguns dos exemplos de direitos do consumidor relacionados à aquisição de produtos ou prestação de serviços que são atendidos pelo nosso escritório.
Alguns exemplos de situações que podem ser solucionadas por de ações relacionadas ao direito do consumidor:
– Corte indevido de água ou luz;
– Cobranças indevidas;
– Práticas abusivas;
– Cancelamentos indevidos;
– Extravios de bagagens e cancelamentos de voos;
– Produtos com defeito e atrasos na entrega.

DIREITO DO TRABALHO

Especializados no Direito do Trabalho, o escritório atua ininterruptamente na defesa dos direitos de trabalhadores e de empresas. Atuamos em diversas áreas desse ramo, dentre estas:

– Reclamatórias trabalhistas;

– Elaboração e análise de contratos de trabalho;

– Consultoria e pareceres jurídicos;

– Ações indenizatórias;

– Dentre outros.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Questões de previdência, conte com Nassar Machado Advogados para atender suas necessidades e direitos sobre benefícios previdenciários.

– Benefícios por incapacidade;

– Aposentadorias por idade, tempo de contribuição ou especial;

– Revisões de benefícios;

– Pensão por morte;

– LOAS de idoso ou deficiente;

– Dentre outros.

DIREITO CIVIL

 
Por ser uma área ampla, nossos advogados contam com vasta experiência e conhecimento no ramo cível, visando atender de maneira eficiente e justa todos os clientes que procuram defender seus direitos:
– Atuação no contencioso;
– Consultoria;
– Soluções legais nos aspectos do Direito Civil;
– Contratos civis;
– Responsabilidade civil;
– Danos patrimoniais e morais.

DIREITO EMPRESARIAL

Direito Empresarial é a área dos litígios empresariais e corporativos. Nassar Machado Advogados atua com excelência nas demandas de:

– Revisão contratual;

– Assessoria jurídica e consultoria;

– Contencioso em todas as questões judiciais relacionadas às empresas;

– Recuperação e falência de empresas.

 

Elaboramos defesas de interesses das empresas e resolvemos litígios corporativos de maneira ágil e eficiente.

A Nassar Machado Advocacia utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.