Empresa não poderá descontar aviso-prévio de empregada que não obteve rescisão indireta

O ajuizamento de ação com pedido de rescisão indireta supre a obrigação de o empregado cumprir o aviso-prévio

 

08/08/22 – A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso da Sanservis Administração de Serviços Ltda., de Belo Horizonte (MG), para deduzir o valor do aviso-prévio de uma auxiliar de serviços gerais após o indeferimento do seu pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho. A decisão segue a jurisprudência do TST de que o ajuizamento de ação com esse objetivo cumpre a função de notificar a empresa da intenção da empregada de encerrar a relação de emprego, e, por isso, não cabe a compensação.

 

ASSÉDIO POR WHATSAPP

Contratada em 2014, a auxiliar parou de prestar serviços em novembro de 2019, quando ajuizou a ação com pedido de rescisão indireta e indenização por danos morais. Seu argumento era de que a empresa descumpria obrigações legais e a tratava com rigor excessivo. Também sustentou que seu superior direto agia de forma abusiva, chamando-a para sair depois do horário de trabalho e enviando insistentemente mensagens pelo aplicativo WhatsApp.

 

SEM PRINTS

O pedido foi indeferido pelo juízo de primeiro grau, que entendeu que a trabalhadora deveria ter anexado ao processo prints das mensagens que alegou terem sido encaminhadas pelo chefe, mas não o fez. Com isso, foi reconhecido apenas o fim do contrato de trabalho por pedido de demissão da empregada. O pedido da empresa de compensação do aviso-prévio nas verbas rescisórias devidas também foi negado.

 

MODALIDADE ATÍPICA

Ao manter a sentença, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) observou que o caso envolvia uma modalidade atípica de demissão, que não decorre de ato voluntário da empregada, mas de decisão judicial. Assim, o próprio ajuizamento da ação cientificaria a empregadora da intenção da auxiliar em terminar o contrato.

 

DESCONTO INDEVIDO

No exame do recurso de revista da empresa, a relatora, desembargadora convocada Margareth Rodrigues Costa, destacou que, de acordo com a jurisprudência do TST, o ajuizamento da ação trabalhista que tenha como objeto o pedido de reconhecimento da rescisão indireta supre a obrigação de o empregado cumprir o aviso-prévio.

 

A decisão foi unânime.

 

Processo: RR-11003-50.2019.5.03.0139

 

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, 08.08.2022

Compartilhar

ALERTA DE GOLPE!

O escritório Nassar Machado Advogados vem por meio desta mensagem alertar que estão se utilizando da imagem do escritório e do nome do Dr. Jorge Nassar Machado de forma CRIMINOSA.

 

NÃO EFETUE QUALQUER PAGAMENTO, não envie informações pessoais ou bancárias, trata-se de um golpe.

 

Pedimos a gentileza de nos informar o recebimento da mensagem, bem como denunciar e bloquear o número dos golpistas.

 

Não mudamos nossos números de contato, nunca solicitaremos a confirmação de dados pessoais por WhatsApp, não compartilharemos valores e informações processuais por mensagens, bem como NÃO SOLICITAREMOS QUALQUER PAGAMENTO ANTECIPADO para liberação de valores em processos.

 

Nossos contatos permanecem os mesmos e poderão ser acessados através do seguinte link: https://taggo.one/jorgemachado

 

Att.
Nassar Machado Advogados Associados.

DIREITO DO CONSUMIDOR

Compras ou serviços demandam atenção à Lei, sobretudo ao direito do consumidor ou Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
Nosso escritório é composto por advogados qualificados no Direito do Consumidor, para orientar e solucionar questões jurídicas referentes às relações de consumo com concessionárias de energia elétrica, água e telefonia, com provedores de internet e TV, companhias aéreas e agências de viagens, bancos, planos de saúde, instituições de ensino, compras, online ou físicas, dentre outras.
Casos relacionados ao direito ao arrependimento, vendas casadas, garantias, descumprimentos de ofertas ou preços diversos dos anunciados, são alguns dos exemplos de direitos do consumidor relacionados à aquisição de produtos ou prestação de serviços que são atendidos pelo nosso escritório.
Alguns exemplos de situações que podem ser solucionadas por de ações relacionadas ao direito do consumidor:
– Corte indevido de água ou luz;
– Cobranças indevidas;
– Práticas abusivas;
– Cancelamentos indevidos;
– Extravios de bagagens e cancelamentos de voos;
– Produtos com defeito e atrasos na entrega.

DIREITO DO TRABALHO

Especializados no Direito do Trabalho, o escritório atua ininterruptamente na defesa dos direitos de trabalhadores e de empresas. Atuamos em diversas áreas desse ramo, dentre estas:

– Reclamatórias trabalhistas;

– Elaboração e análise de contratos de trabalho;

– Consultoria e pareceres jurídicos;

– Ações indenizatórias;

– Dentre outros.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Questões de previdência, conte com Nassar Machado Advogados para atender suas necessidades e direitos sobre benefícios previdenciários.

– Benefícios por incapacidade;

– Aposentadorias por idade, tempo de contribuição ou especial;

– Revisões de benefícios;

– Pensão por morte;

– LOAS de idoso ou deficiente;

– Dentre outros.

DIREITO CIVIL

 
Por ser uma área ampla, nossos advogados contam com vasta experiência e conhecimento no ramo cível, visando atender de maneira eficiente e justa todos os clientes que procuram defender seus direitos:
– Atuação no contencioso;
– Consultoria;
– Soluções legais nos aspectos do Direito Civil;
– Contratos civis;
– Responsabilidade civil;
– Danos patrimoniais e morais.

DIREITO EMPRESARIAL

Direito Empresarial é a área dos litígios empresariais e corporativos. Nassar Machado Advogados atua com excelência nas demandas de:

– Revisão contratual;

– Assessoria jurídica e consultoria;

– Contencioso em todas as questões judiciais relacionadas às empresas;

– Recuperação e falência de empresas.

 

Elaboramos defesas de interesses das empresas e resolvemos litígios corporativos de maneira ágil e eficiente.

A Nassar Machado Advocacia utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.